Como a tecnologia para advogados pode impactar os resultados do escritório?

Tempo de leitura: 3 minutos

A rotina em um escritório de advocacia nem sempre é fácil. Muitas vezes o dia a dia é cheio de tarefas desafiadoras e falta tempo para lidar com tantos processos. É por isso que a tecnologia para advogados deve ser vista, pelos profissionais, como uma aliada e não como uma inimiga.  

Afinal, ela não substitui o papel de um bom jurista, apenas auxilia em alguns processos, facilitando assim o trabalho diário. Quer saber como a tecnologia para advogados pode impactar os resultados de um escritório? Continue acompanhando o texto para saber mais!

Aumento da produtividade

Embora o investimento em tecnologia impacte nos custos do escritório, eles com certeza são um excelente custo-benefício. Afinal, hoje existem tecnologias jurídicas que são capazes de auxiliar em boa parte das tarefas de um advogado, como acompanhamento processual.

Além disso, também vale investir na tecnologia para controle dos processos administrativos do escritório, melhorando a gestão financeira e de RH, por exemplo. Ou seja, com tecnologia é possível otimizar todo tipo de processo e ver a produtividade do seu time crescer.

Os softwares mais modernos do mercado entregam resultados incríveis, que apresentam inclusive uma gestão analítica dos dados coletados. Consegue imaginar como esse processo aumentaria a sua produtividade?

Foco na parte estratégia dos processos

Como falamos no item anterior, a tecnologia para advogados é capaz de automatizar tarefas que antes só podiam ser feitas de forma manual. Inclusive, muitos advogados ainda computam dados em planilhas do excel, o que além de levar muito mais tempo também não garante tanta segurança nos resultados.

Mas, se você deixar as máquinas fazerem a parte operacional, pode utilizar o seu conhecimento para atuar de forma mais estratégica na hora de preparar a defesa do seu cliente. Afinal, o conhecimento jurídico que você tem não pode ser substituído.

Portanto, a tecnologia deve atuar para fazer com que você consiga colocar em prática todo seu conhecimento.

Trabalho mais assertivo e com previsibilidade

Investindo em tecnologia você terá um trabalho mais assertivo. A possibilidade de ocorrer algum erro na coleta e na análise de dados feita por computadores é muito menor do que caso ela seja feita de forma manual. E, como você sabe, esses dados coletados são muito importantes para o trabalho de um advogado.

De posse de dados sobre processos julgados em tribunais, você pode analisá-los — manualmente ou através de softwares — e chegar em resultados interessantes. É possível saber, por exemplo, qual a probabilidade de um tribunal julgar uma causa favorável ao réu referente à um assunto específico, quando de terminado argumento é abordado.

Com isso, o seu trabalho será muito mais assertivo e terá mais previsibilidade, já que você sabe, estatisticamente, quais as chances de ter a vitória em um processo.

Apresentação de relatórios e resultados para o cliente

É muito importante fazer reuniões periódicas com o cliente para mostrar os resultados do trabalho que está sendo efetuado pelo escritório. Isso, porque o direito não é diferente de outros tipos de serviços. Todo mundo sempre quer ser bem atendido.

Se você apresentar esses dados para o cliente e souber explicar, mostrando qual a probabilidade de ele ganhar uma causa graças à gestão analítica de dados que você fez, a chance de fidelizá-lo é muito grande. Portanto, vale a pena investir nisso.

Com tantas facilidades que a tecnologia pode trazer para um escritório de advocacia, fica claro que seus benefícios vão muito além do aumento da produtividade e a diminuição da carga de trabalho para os advogados. Ela pode ser útil na gestão, na coleta de dados, na análise estratégica e até mesmo na fidelização de clientes.

Quer saber mais sobre tecnologia para advogados? Leia outro artigo em nosso blog, sobre a inteligência artificial no direito. Você vai gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *