​​O que é a Controladoria Jurídica e como automatizá-la?
Tempo de leitura:
2 minutos

Espera-se de um profissional de Direito atuante em um escritório ou departamento jurídico, a expertise no exercício de sua carreira, analisando contratos, elaborando teses, escrevendo petições e atendendo sua carteira de clientes. 

Mas a realidade do dia a dia de muitas empresas e muitos escritórios demanda um fluxo de trabalho que vai além da expertise da equipe jurídica em suas funções concretas. Para que a engrenagem funcione, diversas outras atividades como a digitalização de dados, o monitoramento de prazos, documentações e cadastro de processos, entre tantas outras, precisam acontecer com excelência e atenção. Elas são as chamadas tarefas de função administrativa. 

Se o corpo de advogados cumpre com sua função, quem fica responsável pela engrenagem para que tudo transcorra perfeitamente dentro da excelência de resultados aguardada?

Esta questão atrelada aos fatores de demandas cada vez maiores, fez com que as empresas e escritórios incumbissem estagiários ou profissionais que estão iniciando a carreira para realizar tais funções, o que nem sempre conduziu a ótimos resultados e, consequentemente, a ótimos lucros. Os profissionais sem skill suficiente para funções administrativas podem gerar, ainda que sem querer, perda da qualidade do trabalho técnico. Afinal, seu foco estará dividido entre tarefas distintas. 

Fez-se necessário resolver essa situação toda e foi assim que a Controladoria Jurídica surgiu: o setor responsável por centralizar os controles e procedimentos internos relativos aos processos e à equipe.

O Papel da Controladoria Jurídica


A controladoria jurídica surgiu nos Estados Unidos com o nome de "paralegal". 

Veio para o Brasil como uma inovação e foi incorporada à gestão em escritórios de advocacia com atuação mais completa e necessária para empresas de todos os portes, não apenas em grandes corporações. 

Mas será que apenas organizar a área seria suficiente?

Não, e isso mostrou-se rapidamente. 

Quanto mais tempo evoluía, mais inovação e tecnologia eram requeridas para que todos conversassem melhor e de forma mais organizada.

Criar o setor de Controladoria foi um grande passo mas ele não se sustentaria sozinho, de forma analógica, em um mundo globalizado. Ele precisava de tecnologia para rodar melhor.

Foi assim que as soluções para automatização começaram a surgir, como é o caso da ForeLegal, provedora de um software altamente capaz de gerar análises e relatórios gerenciais inteligentes, claros e objetivos que transformam tomadas de decisão e organizam o dia a dia de maneira muito mais otimizada.

Você também pode usar a tecnologia a seu favor, otimizando seu tempo e ganhando muito mais produtividade e controle nas atividades de rotina do seu escritório ou departamento. Conheça a plataforma da ForeLegal aqui.

ForeLegal é uma plataforma tecnológica jurídica de automação, gestão analítica e preditiva de contencioso. Nosso propósito é promover de forma simples e intuitiva a transformação digital de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos na gestão do contencioso.
Deixe uma resposta
O seu endereço de e-mail não será publicado.
Obrigado! Recebemos seu comentário.
Oops! Ocorreu um erro. Confira seus dados e tente novamente.
Logo ForeLegal
Simples e Intuitiva.
Solicite uma Demonstração