4 dicas para gestão de escritórios de advocacia
Tempo de leitura:
4 minutos

Uma das principais dificuldades em um escritório de advocacia muitas vezes é a gestão. Isso é normal, já que os advogados estudam muito e são bastante capacitados para dar conta das questões jurídicas, mas não das administrativas. Portanto, a gestão de escritórios de advocacia — assim como de outros segmentos que não estudam estas matérias na graduação — pode ser um grande desafio.

Entretanto, o sucesso de um empreendimento está estritamente ligado à sua gestão. Aprender algumas lições sobre gestão de pessoas, controle financeiro e atendimento fazem toda diferença para ter um escritório bem administrado e que apresenta bons resultados. Para te ajudar nessa missão, preparamos um texto com 4 dicas de gestão para escritórios de advocacia. Continue lendo para saber mais!

1. Tenha uma equipe multidisciplinar

A nossa primeira dica de gestão é apostar em uma equipe multidisciplinar. Para que os advogados possam estar focados nas questões jurídicas, ou seja, os seus processos, é necessário que tenham, nos bastidores, outros profissionais os apoiando.

Isso significa que é necessário contratar para os setores administrativos do escritório pessoas capacitadas e habilitadas para cumprir as mais diversas funções que uma boa gestão necessita.

Destaca-se como primordial a necessidade de contratar profissionais de contabilidade e marketing, que são áreas muito importantes e que exigem conhecimentos bastante específicos.

Afinal, deixar um advogado responsável por questões contábeis ou divulgação do escritório, por exemplo, é perder a capacidade dele na área jurídica, na qual pode contribuir muito mais. Portanto, invista em uma equipe multidisciplinar.

2. Invista em gestão de pessoas

Como já abordamos no item anterior, gestão de pessoas é uma parte muito importante da gestão jurídica. Assim como em todos os outros segmentos, as pessoas são a parte mais importante das empresas.

A produtividade depende diretamente dos colaboradores, que precisam estar engajados para trabalhar mais e melhor. E para isso, é necessário que haja uma boa liderança, que os gestores sejam líderes e não somente chefes.

Nesse sentido, existem algumas estratégias que podem ser aplicadas para melhorar a gestão de pessoas nos escritórios de advocacia. Dentre elas, destacam-se as reuniões periódicas, uma boa comunicação interna e a capacidade dos gestores de ouvir os advogados e fornecer feedbacks para eles.

Se possível, também vale apostar em happy hours e confraternizações fora do ambiente de trabalho, pois elas promovem a integração do time.

3. Automatize processos

A automatização de processos é sem dúvida a melhor maneira de aumentar a produtividade e manter um bom workflow em um escritório de advocacia. Na rotina de trabalho de um escritório muitos processos realizados por advogados são repetitivos e bastante operacionais. É o caso do acompanhamento processual, por exemplo.

Com os profissionais da equipe administrativa isso também ocorre. A rotina contábil também tem muitos processos que poderiam facilmente ser realizados por máquinas, no que conhecemos por automação. É o caso de rotinas como emissão de notas fiscais e fluxo de caixa.

4. Aposte na tecnologia

Por fim, nossa última dica para uma boa gestão de escritórios de advocacia é apostar na tecnologia. Hoje existem softwares que podem ajudar a resolver boa parte das questões rotineiras em um escritório, resultando não só em aumento de produtividade, mas também em mais qualidade na elaboração das defesas dos clientes.

Além dos tradicionais ERPs, algumas soluções presentes no mercado entregam resultados ainda melhores e mais satisfatórios. É o caso, por exemplo, dos produtos que vão além da coleta de dados, fazendo também a gestão analítica desses dados capturados.

Assim, a sua equipe trabalha mais rápido e com mais segurança, visto que há a possibilidade de prever os resultados dos processos, garantindo uma defesa mais assertiva. Incrível, não é?

Embora seja um desafio, uma boa gestão de escritórios de advocacia é fundamental para o crescimento e a consolidação do seu escritório no mercado. Como vimos, adotando algumas estratégias e práticas, o processo torna-se mais fácil. Portanto, vale a pena implementar essas dicas e sentir na prática os resultados delas!

Gostou desse conteúdo? Visite o nosso site e saiba como podemos te ajudar na gestão de escritórios de advocacia.

Profissional com sólida experiência na área de gestão jurídica, com atuação em empresas nacionais e instituições de ensino de ponta. Líder das áreas de Logística, BPO e Outsourcing Jurídico. Trabalhos desenvolvidos no relacionamento com departamentos jurídicos e escritórios de advocacia, visando a máxima eficiência e otimização de todos os processos de seus clientes. Mentora associada à Escola de Mentores.
Deixe uma resposta
O seu endereço de e-mail não será publicado.
Obrigado! Recebemos seu comentário.
Oops! Ocorreu um erro. Confira seus dados e tente novamente.
Logo ForeLegal
Simples e Intuitiva.
Solicite uma Demonstração