Você sabe como criar novos caminhos na advocacia? Conheça 5 formas!
Tempo de leitura:
3 minutos

Com as transformações trazidas pela tecnologia, profissionais de todas as áreas precisam se reinventar com muita rapidez, a todo momento. No meio jurídico, não é diferente. Se você não quer ficar ultrapassado e quer ser um advogado do futuro, precisa saber como criar novos caminhos na advocacia.

Afinal, hoje já existem inúmeras opções de carreira para quem se forma em direito e quer advogar. Para não ser passado para trás, esteja atento às tendências e busque uma mudança de mindset. Quer saber como? Conheça 5 formas de fazer isso!

1. Pesquise sobre as ferramentas tecnológicas mais modernas do mercado

Uma excelente forma de criar um novo caminho na advocacia é através do conhecimento sobre a tecnologia. E quando falamos isso, não estamos nos restringindo a saber fazer o acompanhamento processual online, por exemplo. Hoje, todos os profissionais fazem isso, portanto é preciso ir além.

Apresente como solução ferramentas que realmente podem fazer a diferença no trabalho, como um software de análise de dados e jurimetria. O ganho em produtividade e resultados positivos será muito grande, o que impressionará os seus clientes e facilitará o dia a dia da sua equipe.

2. Desenvolva um perfil analítico

Se os softwares são capazes de coletar os dados de forma muito rápida, é necessário um advogado de perfil analítico para compreender o que essas informações podem dizer e extrair o máximo possível delas. Afinal, por mais inteligentes que os algoritmos sejam, eles não possuem o conhecimento jurídico de um bom advogado.

Entretanto, se você tiver somente o conhecimento técnico da área do direito, não conseguirá entender o que os dashboards estão te mostrando e nem interpretar os dados que tem em mãos, fazendo com que eles percam o seu valor.

3. Estude disciplinas além do direito

O mercado valoriza cada vez mais a interdisciplinaridade. Por isso, dedique-se a aprender outras coisas que vão além do direito, seja em cursos mais extensos, como pós-graduações ou MBA, ou até mesmo através de muita leitura e capacitações mais curtas.

Dentre as principais tendências, destaca-se a gestão. Hoje, entender como gerir uma empresa é uma qualidade muito apreciada e que pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio e a sua carreira.

4. Especialize-se em uma nova tendência jurídica

O direito hoje está cheio de tendências que estão modificando a atuação dos escritórios e departamentos jurídicos de todo o mundo. Portanto, existe um vasto espaço para ser ocupado por profissionais que buscarem se especializar nessas áreas.

Busque saber mais sobre inteligência jurídica, jurimetria, big data, análise preditiva no direito e outras tendências que podem colocar você na frente da concorrência e abrir um novo caminho na advocacia.

5. Estimule a sua criatividade

Embora o direito seja uma área muito tradicional e às vezes conservadora, a criatividade é uma qualidade que com certeza te ajudará a encontrar novos caminhos na advocacia. Com ela, você é capaz de enxergar possibilidades que antes não explorava e, com isso, se destacar da concorrência.

Então, estimule a criatividade para criar novos serviços no seu escritório, conquistar mais clientes, engajar a sua equipe e até mesmo facilitar a sua rotina de trabalho. Ela é uma excelente maneira de solucionar problemas!

Percebeu como existem diversas formas de encontrar novos caminhos na advocacia? Para isso, o principal é ter disposição para aprender e muita flexibilidade para aceitar as transformações e ser agente de mudanças. Comece a desbravar colocando em prática algumas de nossas dicas e veja logo os resultados!

Tem alguma outra dica para quem quer buscar novos caminhos no mundo jurídico? Deixe um comentário neste post e compartilhe a sua experiência!

ForeLegal é uma plataforma tecnológica jurídica de automação, gestão analítica e preditiva de contencioso. Nosso propósito é promover de forma simples e intuitiva a transformação digital de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos na gestão do contencioso.
Deixe uma resposta
O seu endereço de e-mail não será publicado.
Obrigado! Recebemos seu comentário.
Oops! Ocorreu um erro. Confira seus dados e tente novamente.
Logo ForeLegal
Simples e Intuitiva.
Solicite uma Demonstração