Vantagens de investir em automação jurídica para escritórios de advocacia

Tempo de leitura: 3 minutos

Tanta tecnologia disponível hoje faz com que o mercado se torne cada vez mais competitivo. Para se destacar da concorrência, é necessário ser diferente em todos os aspectos: marketing, gestão, produtividade tecnologia… E uma inovação que pode auxiliar neste sentido é a automação jurídica.

Assim como no marketing, a automação pode trazer uma série de vantagens para os escritórios de advocacia quando bem implementada. Neste artigo vamos explicar do que se trata essa prática e quais as vantagens de adotá-la. Quer saber mais? Continue acompanhando!

O que é automação jurídica?

Quando falamos em automação jurídica, estamos nos referindo à utilização de programas e softwares que realizam automaticamente tarefas operacionais que antes precisavam ser feitas manualmente, como o acompanhamento processual.

Então, com a tecnologia disponível hoje, muitas tarefas rotineiras que antes demoravam muito tempo para serem executadas, podem ser feitas de forma automática pelos robôs. Os ganhos são muitos, apresentando inúmeras vantagens para os escritórios que aderem à automação jurídica.

Quais as vantagens de investir nessa prática?

Agora que você já sabe o que é automação jurídica, entenda quais os benefícios de investir nela!

Aumento da produtividade

Quando o seu escritório conta com um software de automação jurídica, a sua equipe de advogados consegue estar focada em questões mais importantes e que necessitem de muito trabalho intelectual, como a análise dos dados compilados pelos programas.

Assim, haverá um aumento significativo da produtividade do time, que conseguirá aumentar não somente o número de processos ou clientes atendidos, mas também a qualidade do trabalho.

Maior controle de prazos

Em escritórios grandes, às vezes é difícil controlar a quantidade de processos que são de responsabilidade de cada advogado. Afinal, cada profissional conta com uma grande quantidade de clientes e de demanda de trabalho.

Um software de automação jurídica faz automaticamente o controle desses prazos, para que não se perca nenhuma data e, consequentemente, um processo ou um cliente. Apostando na tecnologia você deixar no passado as agendas ou planilhas de Excel e ter um controle muito mais eficiente do calendário.

Melhora o gerenciamento da equipe

Como em qualquer segmento, pessoas mais valorizadas conseguirão trabalhar melhor. E quando você aposta na tecnologia, você está fazendo isso com sua equipe de advogados, que não precisará mais perder tempo com tarefas estritamente operacionais.

Além disso, também será mais fácil para o gestor medir alguns indicadores importantes de produtividade e eficiência dos associados, já que esses programas costumam entregar esses dados, cabendo apenas a análise estratégica deles. Portanto, você saberá exatamente quem pode render mais ou quem precisa ser readequado de função, por exemplo, facilitando o gerenciamento do time. 

No momento de implantar esses processos, lembre-se de se certificar que seus colaboradores estão preparados para essa transformação e que vão entender a tecnologia como uma aliada, não como uma inimiga que poderá roubar o trabalho deles.

Percebeu como a automação jurídica traz muitas vantagens para o seu escritório de advocacia? Para saber tudo que ela pode fazer por você, entre em contato com a ForeLegal e conheça a nossa solução!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *